Blogs e Colunas
B&C

Blogs e Colunas
B&C

InícioBlogs e ColunasComo preservar seu carro da exposição a sol, poeira e chuva?
InícioBlogs e ColunasComo preservar seu carro da exposição a sol, poeira e chuva?

Por,

Gil Alves

Jornalista e Colunista do Canaã Notícias

Como preservar seu carro da exposição a sol, poeira e chuva?

Conheça cuidados essenciais para proteger a pintura e a lataria do seu veículo

Como preservar seu carro da exposição a sol, poeira e chuva?

Conheça cuidados essenciais para proteger a pintura e a lataria do seu veículo

Cuidar do bom estado de um veículo não se resume apenas a dirigir com cuidado e fazer a manutenção regularmente. Para cuidar da lataria, da pintura e até mesmo do vidro de policarbonato compacto, é importante incluir na sua rotina de cuidados algumas atitudes que ajudem a preservá-las, evitando que as intempéries e outros fatores possam danificá-las.

Mas como fazer isso? Caso não tenha outra alternativa e precise deixar o seu carro ao relento, saiba que é possível protegê-lo de diversas formas.

Faça a limpeza corretamente

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A limpeza do carro deve acontecer com certa frequência e da maneira correta. Se o motorista perceber que o veículo está empoeirado ou com aparência fosca, é sinal de que está na hora de lavá-lo. Caso ele seja atingido pela água da chuva, não deve-se considerar como uma lavagem. Isso porque essa água, quando seca, deixa manchas já que é suja por conter poeira e outros poluentes.

Ao lavá-lo, o motorista não deve fazer isso ao sol. O certo é lavar na sombra, evitando que a lataria fique marcada ou manchada. Quando terminar de lavar, é importante fazer uma secagem utilizando pano macio, além de utilizar produtos próprios para a lavagem de carros no procedimento.

Encere o seu carro

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quando o carro fica muito tempo exposto ao sol, ele acaba sendo vítima de um queimado. Isso é aquela mancha que surge na pintura do veículo e não sai. Ela é fruto do fato do automóvel ficar muito tempo recebendo alta incidência de raios ultravioleta (UV), responsável por ressecar, desbotar e até mesmo rachar a pintura.

Isso pode ser evitado encerando o carro. A aplicação de uma boa e espessa cera, que seja de longa duração, ajuda a proteger a pintura do veículo, reduzindo o desgaste da exposição.

Cristalização: o tipo de enceramento mais resistente

O motorista também pode optar por fazer uma cristalização. Esse processo é responsável por proteger o verniz original do carro, utilizando uma resina protetora. Além disso, a cristalização também serve para deixar a pintura mais bonita, ao mesmo tempo que protege o veículo da chuva e do sol.

A cristalização também é benéfica pois sua camada impede que o automóvel sofra dano por contato com mãos, objetos ou outras superfícies. A cristalização pode ter uma duração média de 6 meses, garantindo tranquilidade para o proprietário por muito tempo.

Vitrificação: solução robusta

Contudo, a forma mais robusta e duradoura de proteger o carro da chuva, do sol e da poeira é a vitrificação. Trata-se de um método agressivo que cria uma camada protetiva em torno da pintura, isolando-a. É aplicado uma resina sílica vítrea, chamada de vidro líquido, que tem durabilidade de 3 anos. Assim, não é necessário encerar e cristalizar por esse período.

Por isso mesmo, ele só pode ser feito se a pintura estiver perfeita, já que em caso de imperfeições, elas irão continuar. Como é um procedimento que não pode ter erros, a fim de preservar a pintura do veículo, o certo é contar com a ajuda de um bom profissional.

Capa para carro: um aliado indispensável

Apesar de todos os procedimentos acima ajudarem a conservar o carro, existe um item que é indispensável para protegê-lo do clima: a capa protetora. Ela consegue proteger o veículo da chuva, do sol, da poeira e de dejetos de animais e outros objetos, tendo a vantagem de ser uma solução barata se comparada às demais. Isso sem contar que impede a entrada de animais embaixo ou nas cavidades do carro.

Outro benefício do uso da capa é que ela oferece uma proteção extra aos faróis, mantendo o aspecto novo deles e evitando que fiquem amarelados pela exposição ao sol. Para comprar uma boa capa, o motorista deve se certificar de que ela é impermeável e forrada por dentro, já que o forro evita arranhões na pintura. Preferencialmente, deve-se optar por capas de cor cinza, que proporcionam reflexão à luz do sol e impedem a retenção de calor excessivo.

É necessário ter atenção também ao tamanho da capa. Existem diferentes tamanhos no mercado, sendo necessário consultar com um vendedor qual é aquela com o tamanho apropriado para o seu veículo. Outro conselho importante é evitar colocá-la quando o motor estiver quente, esperando sempre para que o carro fique em um momento neutro, ou seja: nem quente, nem sujo, nem molhado.

Publicidade

Cotação do Dólar Hoje:

PUBLICIDADE