InícioNotíciaNortãoCrise na Saúde: Hospital Regional de Colíder Continua sem Médico Ortopedista

Crise na Saúde: Hospital Regional de Colíder Continua sem Médico Ortopedista

Promessa não Cumprida pela Diretoria do Hospital Deixa População Desassistida e Preocupada.

No dia 13 de fevereiro de 2024, o Canaã Notícias relatou a preocupante falta de ortopedistas no Hospital Regional da cidade de Colíder, a 50 km de Nova Canaã do Norte. A Secretaria Adjunta de Regularização da Saúde, representada pela Diretora da Unidade Hospitalar, Grazielle Scarpin Guimarães, havia emitido um comunicado garantindo que a situação seria temporária, com a ausência do médico apenas até o dia 14 de fevereiro de 2024. No entanto, lamentavelmente, a promessa não foi cumprida.

Leia também: Caos na Saúde: Hospital Regional de Colíder Deixa População Desamparada por Falta de Médico Ortopedista

Após o não cumprimento da contratação de médicos ortopedistas, a redação do Canaã Notícias recebeu diversas reclamações de pacientes que necessitavam de atendimento ortopédico devido a acidentes e fraturas. Uma averiguação foi realizada, e constatou-se que, até o momento da publicação desta notícia, em 14 de março, o Hospital Regional de Colíder continua sem um contrato vigente com médico ortopedista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os ortopedistas que atuavam no Hospital Regional de Colíder estavam trabalhando sem contrato desde o dia 03/12/2023 e estão com 3 meses de atraso salarial. O último pagamento feito pela SES foi do serviço prestado em Novembro de 2023.

O novo modelo de contrato feito pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), exige que os ortopedistas fiquem 24h presenciais no Hospital e não possam fazer mais do que 24h ininterruptas de plantão, o que se torna inviável pela logística da cidade.

Vale ressaltar que o serviço de Ortopedia no Hospital Regional de Colíder sempre foi em caráter de sobreaviso e durante todos esses anos nenhum paciente ficou desassistido nesse formato de trabalho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como o Hospital Regional de Sinop também está sem o serviço de Ortopedia por causa do atraso salarial (3 meses de atraso) os pacientes estão sendo transferidos para Nova Mutum, Sorriso, Cuiabá e Cáceres quando existem vagam disponíveis nesses hospitais. Tem pacientes aguardando por cirurgia há mais de 15 dias no Hospital Regional de Colíder.

Isso deixa não apenas os residentes de Colíder, mas também os cidadãos de cidades vizinhas como Nova Canaã do Norte, Nova Santa Helena, Nova Guarita, Marcelândia e Itaúba desassistidos dos serviços de ortopedia. A falta desse serviço cria uma situação preocupante, onde qualquer acidente que resulte em fratura se torna uma emergência sem a garantia de atendimento adequado.

Essa crise levanta questões graves sobre a infraestrutura e gestão da saúde na região, colocando a população em uma posição vulnerável diante de um sistema que parece incapaz de atender às necessidades médicas básicas. A comunidade merece respostas imediatas e soluções concretas por parte das autoridades responsáveis pela administração do Hospital Regional de Colíder.

O Canaã Notícias tentou entrar em contato com a Diretora da Unidade Hospitalar do Hospital Regional de Colíder. No entanto, até o momento da publicação desta notícia, não foi obtida nenhuma resposta.

Deixamos aqui este espaço para a Secretaria Adjunta de Regularização da Saúde apresentar seus esclarecimentos sobre o assunto e explicar por que a nota emitida pela própria secretaria não foi cumprida até o momento desta publicação.

Publicidade

Cotação do Dólar Hoje:

Cotação do Dólar Hoje:

Siga o Canaã Notícias

9,777FãsCurtir
46,109SeguidoresSeguir
8,975SeguidoresSeguir
499InscritosInscrever

Tempo Agora

Publicidade

PUBLICIDADE