Na última quinta-feira (15), Nova Canaã do Norte promoveu o “Dia D” da campanha Maio Laranja, reforçando a luta em defesa dos direitos das crianças e adolescentes. A ação foi realizada pela Prefeitura Municipal, por meio do Sistema de Garantia de Direitos, composto pelo (Conselho Tutelar, Secretaria de Saúde, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Educação, Secretaria de Esporte, Lazer e Cultura) e contou também com o apoio da Polícia Militar.
Leia também: Guarda Mirim de Nova Canaã do Norte participa do 4º Encontro de Bandas e Fanfarras em Vera
Foi realizado a Caminhada do Maio Laranja, que reuniu a comunidade em um ato simbólico pelas ruas do município, chamando a atenção para a importância da prevenção e combate ao abuso e à exploração sexual infantil.
Durante todo o dia, foram realizadas palestras e apresentações teatrais nas escolas do município, incluindo o Distrito Colorado do Norte, Distrito Ouro Branco e Comunidade Novo Paraíso (PA Veraneio). À noite, a programação seguiu com uma grande apresentação na Praça Central.
A Companhia de Teatro Voztraz apresentou a peça “Pétalas Roubadas”, que abordou de forma lúdica e educativa temas sensíveis como o abuso sexual infantil. Com uma linguagem acessível ao público infantil, a encenação trouxe reflexões importantes, ensinando às crianças, por exemplo, quais são os limites do toque e como identificar comportamentos suspeitos, representando o abusador como um “Bicho Papão”.
A campanha Maio Laranja é uma importante iniciativa nacional, e em Nova Canaã do Norte tem mobilizado diferentes setores da sociedade para fortalecer as ações de proteção, conscientização e prevenção. A Prefeitura, através do prefeito Vinicius Oliveira, reafirma seu compromisso em garantir um ambiente seguro e saudável para todas as crianças e adolescentes do município.