InícioAgronegócioNova Canaã do Norte e Mato Grosso passou pela pior seca em...

Nova Canaã do Norte e Mato Grosso passou pela pior seca em anos, impactando a produção agrícola e pecuária

Escassez de chuvas em 2023 gera estado de emergência e alerta para medidas de adaptação diante do desafio climático. Veja os comparativos entre os últimos três anos

O município de Nova Canaã do Norte, em conjunto com todo o Estado de Mato Grosso, encerrou o ano de 2023 enfrentando um dos mais baixos índices de chuvas dos últimos três anos. Segundo dados comparativos divulgados pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em colaboração com a Defesa Civil Municipal e a Prefeitura de Nova Canaã do Norte, o ano passado registrou um acumulado de chuvas consideravelmente inferior aos anos anteriores.

Leia também: Administração de Nova Canaã do Norte projeta futuro agropecuário em encontro estratégico com vice-governador

Os números revelam que em 2021, o acumulado de chuva atingiu 2.384,2 milímetros, enquanto em 2022 esse número diminuiu para 2.061 milímetros. Contudo, em 2023, houve uma redução ainda mais expressiva, fechando o ano com apenas 1.834,4 milímetros de precipitação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De forma alarmante, a escassez de chuvas em 2023 foi particularmente sentida em dezembro, mês que registrou apenas 138,4 milímetros de chuva. Esse valor representa uma queda drástica de 77,34% em relação a 2021, quando foram registrados 610,8 milímetros de precipitação. As áreas agrícolas do município, especialmente no cultivo de soja, foram duramente afetadas por esse cenário, levando o prefeito Rubens Roberto Rosa a decretar estado de emergência no município através do Decreto N° 076/2023, emitido e assinado em 21 de dezembro do mesmo ano, com vigência de 90 dias.

Autoridades estaduais e órgãos ligados à agricultura do estado alertaram sobre o impacto direto dessa significativa escassez de chuva em 2023. A produção pecuária, segundo declarações do governador do estado e especialistas do setor agrícola, tende a sofrer uma queda substancial não apenas em Nova Canaã do Norte, mas em todo o Estado de Mato Grosso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Este cenário coloca em evidência a necessidade de medidas estratégicas para mitigar os impactos na produção agrícola e pecuária, ressaltando a importância de estratégias de adaptação diante de condições climáticas desafiadoras, visando a sustentabilidade e a segurança alimentar na região.

• Clica aqui para baixar o Decreto de Estado de Emergência N° 076/2023

Publicidade

Cotação do Dólar Hoje:

Cotação do Dólar Hoje:

Siga o Canaã Notícias

9,777FãsCurtir
46,109SeguidoresSeguir
8,975SeguidoresSeguir
499InscritosInscrever

Tempo Agora

Publicidade

PUBLICIDADE