Blogs e Colunas
B&C

Blogs e Colunas
B&C

InícioBlogs e ColunasMicaelle MonteiroOutubro Rosa: 5 ações de prevenção do câncer de mama
InícioBlogs e ColunasMicaelle MonteiroOutubro Rosa: 5 ações de prevenção do câncer de mama

Por,

Micaelle Monteiro

Colunista Social do Canaã Notícias

Outubro Rosa: 5 ações de prevenção do câncer de mama

A Dra. Nadiessa Almeida, Professora de Saúde da Mulher na Escola de Medicina da PUCRS, reuniu algumas dicas valiosas para ajudar na prevenção do câncer de mama

Outubro Rosa: 5 ações de prevenção do câncer de mama

A Dra. Nadiessa Almeida, Professora de Saúde da Mulher na Escola de Medicina da PUCRS, reuniu algumas dicas valiosas para ajudar na prevenção do câncer de mama

O câncer de mama continua a ser a principal causa de morte por câncer entre as mulheres no Brasil, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero assume essa posição preocupante, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Embora haja uma desaceleração e redução no número de vítimas da doença, os dados atualizados indicam que as maiores taxas de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do país.

Em 2020, cerca de 13% dos casos de câncer de mama no Brasil, o equivalente a aproximadamente 8 mil ocorrências, poderiam ter sido evitados pela redução de fatores de risco relacionados ao estilo de vida, de acordo com um estudo recente. Uma das principais maneiras de contribuir para a diminuição dos casos é a prática regular de atividades físicas, que pode reduzir a incidência em 5%.

Outubro Rosa, a campanha de conscientização sobre o câncer de mama criada na década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, continua a desempenhar um papel crucial na promoção da conscientização e no acesso a serviços de diagnóstico, tratamento e prevenção. Neste mês, em particular, a conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama é amplamente divulgada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Dra. Nadiessa Almeida, Professora de Saúde da Mulher na Escola de Medicina da PUCRS, reuniu algumas dicas valiosas para ajudar na prevenção do câncer de mama:

1. Praticar atividade física: A atividade física regular ajuda a equilibrar os níveis hormonais, fortalece o sistema imunológico e contribui para a manutenção de um peso adequado, fatores que desempenham um papel fundamental na prevenção do câncer de mama.

2. Alimentação saudável e manter o peso corporal adequado: O excesso de peso pode causar alterações hormonais que aumentam o risco de mutações nas células. Manter um peso saudável é essencial para prevenir esse tipo de câncer.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

3. Evitar o consumo de bebidas alcoólicas: O álcool pode aumentar o risco de câncer de mama por vários mecanismos, incluindo danos ao DNA e sensibilidade aumentada aos danos celulares. Evitar o consumo de álcool é uma medida importante para a prevenção.

4. Não fumar e evitar o tabagismo passivo: Produtos de tabaco contêm substâncias químicas que causam câncer. Evitar o tabagismo ativo e passivo é essencial para a prevenção não apenas do câncer de mama, mas de muitos outros tipos de câncer.

5. Amamentar: A amamentação pode reduzir o risco de câncer de mama, pois diminui os níveis de certos hormônios e renova as células mamárias, reduzindo as chances de desenvolvimento da doença. Quanto mais longa for a amamentação, maior a proteção para a mãe.

Além dessas dicas, a Dra. Almeida também enfatiza a importância da realização regular de mamografias para a detecção precoce do câncer de mama, especialmente para mulheres com mais de 40 anos. Para aquelas com alto risco, a equipe médica pode recomendar exames de rastreamento antes dessa idade.

A prevenção e a conscientização desempenham um papel crucial na luta contra o câncer de mama, e a campanha Outubro Rosa é um lembrete importante de que o cuidado com a saúde das mulheres deve ser uma prioridade ao longo de todo o ano.

Publicidade

Cotação do Dólar Hoje:

PUBLICIDADE