InícioAgronegócioProdutores de Nova Canaã do Norte enfrentam dificuldades devido à queda no...

Produtores de Nova Canaã do Norte enfrentam dificuldades devido à queda no preço do milho e falta de armazéns

Os agricultores enfrentam dificuldades de venda e falta de armazéns, enquanto buscam alternativas para minimizar perdas.

Os produtores do município de Nova Canaã do Norte, localizado no norte do estado de Mato Grosso, estão enfrentando um desafio significativo nesta safra de 2023. Devido a uma grande queda no preço da saca do milho, muitos agricultores estão encontrando dificuldades para vender sua produção. Além disso, a falta de armazéns na região está obrigando alguns produtores a armazenar o milho ao ar livre, no chão.

De acordo com o engenheiro agrônomo Elias Barbiere, em entrevista ao Canaã Notícias, neste ano o preço da saca de milho já está sendo negociado a R$ 29,00, o que representa uma queda de 58% em relação à safra passada, quando o produto chegou a ser vendido a R$ 70,00 a saca. Essa brusca redução nos preços tem levado os produtores a buscar alternativas para minimizar suas perdas.

Leia também: Fazenda Nova Santa Helena promove encontro de produtores rurais e apresenta novas variedades de milho em Nova Canaã do Norte

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma das estratégias adotadas por alguns agricultores da nossa região é transformar o milho em moeda de troca para a compra de insumos necessários para a safra de soja de 2023/24. Com a expectativa de quedas ainda mais intensas nos preços do milho, os produtores estão utilizando sua produção como forma de adquirir os insumos necessários para a próxima safra.

Os agricultores enfrentam dificuldades de venda e falta de armazéns, enquanto buscam alternativas para minimizar perdas. Foto/Canaã Notícias

Essa queda no preço da saca do milho pode ser atribuída ao menor interesse dos compradores, que estão aguardando preços ainda mais baixos com a proximidade da colheita e a desvalorização nos portos brasileiros. A oferta do produto agrícola está superando a demanda, levando a uma redução nos preços.

Por outro lado, os insumos agrícolas ainda mantêm preços elevados devido à limitação na oferta em relação à demanda. Essa diferença de preços entre os produtos agrícolas e os insumos é um reflexo das condições de mercado, influenciadas pela oferta e demanda de cada item.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Produtores de Nova Canaã do Norte enfrentam dificuldades com queda no preço do milho e falta de armazéns. Foto/Canaã Notícias

Diante desse cenário desafiador, os produtores de Nova Canaã do Norte e região precisam buscar estratégias para lidar com a queda nos preços do milho e os custos elevados dos insumos. É essencial que haja um equilíbrio entre a produção e a demanda, além do incentivo ao desenvolvimento de armazéns e infraestrutura adequada para o armazenamento dos produtos agrícolas, evitando perdas e prejuízos para os agricultores.

Somente com medidas adequadas será possível garantir a estabilidade econômica e a sustentabilidade do setor agrícola.

Publicidade

Cotação do Dólar Hoje:

Cotação do Dólar Hoje:

Siga o Canaã Notícias

9,777FãsCurtir
38,467SeguidoresSeguir
8,974SeguidoresSeguir
499InscritosInscrever

Tempo Agora

Publicidade

PUBLICIDADE