InícioAgronegócioMato Grosso inicia período de proibição do plantio da soja para combater...

Mato Grosso inicia período de proibição do plantio da soja para combater ferrugem asiática

Medida adotada pelo Indea busca reduzir incidência do fungo e proteger safra futura da soja no estado.

O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) anunciou que o período de proibição do plantio da soja terá início na próxima quinta-feira, 15 de junho, e se estenderá até 15 de setembro. Essa medida, anualmente adotada, é uma estratégia para evitar a multiplicação da ferrugem asiática, uma doença causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, durante a entressafra.

Leia também: Fazenda Nova Santa Helena promove encontro de produtores rurais e apresenta novas variedades de milho em Nova Canaã do Norte

De acordo com a portaria nº 781 do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o vazio sanitário da soja em Mato Grosso terá a duração de 90 dias. A coordenadora de Defesa Sanitária Vegetal do Indea, Silvana Amaral, explicou que esse prazo contribui para diminuir a incidência do fungo. A medida tem o objetivo de reduzir a quantidade de esporos causadores da ferrugem asiática e retardar o surgimento da doença na próxima safra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante o período do vazio sanitário, o Indea realizará fiscalizações nas propriedades agrícolas e, se necessário, coletará amostras para análise no Laboratório de Sanidade Vegetal. Os produtores que descumprirem a medida fitossanitária estarão sujeitos a multas e à destruição das plantas vivas de soja.

Mato Grosso inicia período de proibição do plantio da soja para combater ferrugem asiática. Foto/Gil Alves – Canaã Notícias

A ferrugem asiática é uma doença que afeta diretamente as plantas de soja, causando o amarelecimento e o bronzeamento das folhas, bem como sua queda prematura. Isso impede a completa formação dos grãos, resultando em um menor tamanho, rendimento e qualidade do produto colhido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Você viu? Prefeitura de Nova Canaã do Norte, prorroga a Licença Maternidade de 4 para 6 meses a todas a servidoras públicas municipais

Segundo os dados do Indea, na safra 2022/2023, foram cadastradas um total de 13.930 propriedades com plantio de soja, abrangendo uma área declarada de mais de 10,6 milhões de hectares. Essas propriedades são administradas por 8.390 produtores.

Com a implementação do vazio sanitário, as autoridades esperam reduzir significativamente os danos causados pela ferrugem asiática e garantir a saúde e a produtividade das lavouras de soja em Mato Grosso.

Mato Grosso inicia período de proibição do plantio da soja para combater ferrugem asiática. Foto/Gil Alves – Canaã Notícias
Publicidade

Cotação do Dólar Hoje:

Cotação do Dólar Hoje:

Siga o Canaã Notícias

9,777FãsCurtir
38,581SeguidoresSeguir
8,974SeguidoresSeguir
499InscritosInscrever

Tempo Agora

Publicidade

PUBLICIDADE