InícioAgronegócioMato Grosso Inicia Campanha de Atualização de Rebanho: Produtores Rurais Devem Agir...

Mato Grosso Inicia Campanha de Atualização de Rebanho: Produtores Rurais Devem Agir rápido para Evitar Bloqueio de Trânsito

Produtores têm até 30 de novembro para informar dados detalhados de bovinos, bubalinos, suínos e aves ao Indea-MT e evitar bloqueio de trânsito das espécies alvo.

A partir desta quarta-feira, 1º de novembro, tem início a campanha estadual de atualização de rebanho promovida pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT). Até o dia 30 de novembro, todos os produtores comerciais de bovinos, bubalinos, suínos e aves no estado de Mato Grosso terão a obrigação de fornecer ao Indea informações detalhadas sobre seus rebanhos e propriedades rurais.

Leia também: Exame de mormo para transporte de equinos deixa de ser obrigatório em Mato Grosso

Os produtores rurais poderão realizar essa comunicação de estoque de diferentes formas: através do módulo do produtor, disponível online, ou presencialmente em qualquer unidade do Indea ou em postos avançados. Para obter acesso ao módulo do produtor, é necessário se cadastrar em uma unidade do Indea e assinar o Termo de Compromisso de Utilização do Sistema Informatizado, que pode ser encontrado no site do Indea na seção de Sanidade Animal, Atendimento não Presencial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A comunicação de estoque desempenha um papel fundamental na manutenção de um cadastro atualizado dos estabelecimentos rurais, permitindo, assim, o planejamento das operações realizadas pelos serviços veterinários oficiais do estado.

A partir do dia 7 de novembro, haverá bloqueio do trânsito das espécies alvo, que incluem bovinos, bubalinos, suínos e aves comerciais, para aqueles produtores que não tenham realizado a comunicação, com a exceção dos animais destinados ao abate. A partir dessa data, somente os produtores que comunicaram o estoque de seus rebanhos poderão emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA), a menos que o animal esteja destinado ao abate.

Você viu? MT gerou mais de 4 mil novos empregos com carteira assinada em um mês, diz Caged

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além da atualização de rebanho, os produtores rurais que cuidam de bovinos e bubalinos também terão a oportunidade de registrar a marca a ferro durante o processo de comunicação.

É importante ressaltar que a não comunicação do estoque de rebanho acarretará em uma multa, que está estimada em cerca de R$ 6 mil. Mato Grosso é líder no ranking dos estados com o maior número de cabeças de gado em todo o país, com um rebanho bovino que supera os 34,4 milhões de animais. Esses números foram coletados durante a campanha de atualização de estoque de rebanho, realizada entre 1º de maio e 15 de junho deste ano. Portanto, é de extrema importância que os produtores cumpram suas obrigações nesse período para garantir a qualidade e segurança da produção agropecuária em Mato Grosso.

Publicidade

Cotação do Dólar Hoje:

Cotação do Dólar Hoje:

Siga o Canaã Notícias

9,777FãsCurtir
44,961SeguidoresSeguir
8,977SeguidoresSeguir
499InscritosInscrever

Tempo Agora

Publicidade

PUBLICIDADE