Buscar Notícias 
11/08/2017 às 18:20 - Atualizada em 11/08/2017 às 18:20

Primeira usina de etanol de milho do Brasil é inaugurada em Lucas do Rio Verde
Previsão é de que a planta produza 240 milhões de litros de etanol por ano. Usina surgiu de parceria entre empresas e custou R$ 450 milhões.
Da redação,Canaã Notícias
Share Button

Com fontes do G1/MT

Usina de produção de etanol a partir do milho, em Lucas do Rio Verde, está operando parcialmente (Foto: André Souza/G1)

Foi inaugurada nesta sexta-feira (11) em Lucas do Rio Verde, a 360 km de Cuiabá, a primeira usina de produção de etanol de milho do Brasil. A previsão é de que a planta da FS Bioenergia produzirá 240 milhões de litros de etanol, além de 180 mil toneladas de farelo, 6 mil toneladas de óleo de milho e energia (gerada a partir da queima de eucalipto), por ano.

A inauguração contou com a presença do presidente da República, Michel Temer (PMDB), do governador Pedro Taques (PSDB), do prefeito do município, Luiz Binotti (PSD), do ministro da Agricultura, Blairo Maggi (PP), e de outros políticos mato-grossenses.

Segundo o governo do estado, a planta é fruto de uma parceria entre a Fiagril e a americana Summit Agricultural Group e contou com recursos, do Brasil e do exterior, na ordem de R$ 450 milhões.

Durante a inauguração, o governador afirmou que Mato Grosso pode absorver mais 29 plantas como a inaugurada hoje. Já o presidente da República disse acreditar que novas usinas de etanol de milho devem se instalar pelo país e que a produção desse tipo de etanol atende ao acordo de Paris assinado pelo Brasil, uma vez que é uma energia limpa e renovável.

USINA

A usina possui 250 mil metros quadrados e já está operando parcialmente. Localizada a 10 km da zona urbana de Lucas do Rio Verde, a usina surgiu a partir da parceria de uma empresa brasileira com uma empresa norte-americana. O etanol usa exclusivamente o milho, do qual Mato Grosso é o maior produtor, como matéria-prima.

A escolha de Lucas do Rio Verde para a instalação da usina se deve ao fato de o município ser o maior produtor de milho do estado e, consequentemente, a matéria-prima tem o preço um pouco mais baixo, segundo os empresários.

Mato Grosso produz cerca de 30 milhões de toneladas de milho ao ano e só 4 milhões destas são consumidas no estado. O restante é vendida para outros estados e até para fora do país. A expectativa é moer 600 mil toneladas de milho por ano.

Share Button




Deixe seu comentário







LINK DA NOTÍCIA - ESPALHE POR AÍ









Agronegócio


Fortuna Nutrição Animal promove o 1º Grande Encontro da Fortuna em Nova Canaã do Norte

Economia


Horário de verão 2017 começa neste domingo; moradores de MT e mais 10 estados devem adiantar relógio em 1 hora

Mato Grosso


Mobilização contra a PEC é intensificada por ameaça de atraso salarial de servidores públicos de MT

Links Últeis

brasil_search policia-federal policia-militar policia-civil corpo-de-bombeiro portal-brasil google

Publicidade



Anuncie Conosco

Anuncie Aqui! anuncie-aqui-160x100